A importância da arquitetura nas escolas | leonetti & piemonte

A importância da arquitetura nas escolas

A importância da arquitetura nas escolas

Quando pensamos em escola, pensamos em aprendizado e educação. Raramente nos lembramos de que o ambiente onde são ministradas as aulas pode e muito influenciar neste aprendizado.

Os Projetos de Arquitetura para instituições escolares estão sendo cada vez mais pensados de forma personalizada. No caso da arquitetura educacional o desafio é construir uma edificação integrada à proposta pedagógica da instituição e que acolha alunos e professores.

Além do lado da aprendizagem, a Arquitetura Educacional, preocupa-se também com toda parte de segurança, acessibilidade e bem estar dos alunos. É necessário um olhar inovador combinado a uma atitude ousada para transformar as tradicionais bibliotecas, salas de aula, refeitórios e outras alocações comuns em ambiências mais vívidas, inspiradoras e produtivas.

É muito importante que os projetos possuam características bem mais humanizadas, mas que ao mesmo tempo não deixe de se preocupar com seu objetivo de um melhor ensino-aprendizagem.

Um papel muito importante dessa Arquitetura é também não deixar de lado a sustentabilidade, pois desta forma também estará ensinando os alunos a se preocupar com o meio ambiente e o mundo em que vivemos atualmente.

Ainda temos um grande caminho a ser percorrido, mas muitos projetos já traduzem que é sim possível e viável começar a construir a escola do futuro a partir da atualidade.

 

Referencias: Archdaily / Galeria da |Arquitetura