Bicicleta como meio de transporte pelo mundo | leonetti & piemonte

Bicicleta como meio de transporte pelo mundo

Bicicleta como meio de transporte pelo mundo

Há algum tempo atrás fizemos aqui no Blog uma matéria sobre ciclovias e o quanto é importante que se mude a consciência em relação aos meios de transporte.

A alternativa de transporte por bicicleta para o trabalho e outros compromissos traz diversos benefícios à vida urbana e melhorias significativas na qualidade de vida. Desde resultados imediatos, como redução da poluição e emissão de gás carbônico, até impactos à longo prazo, como melhorias na saúde, redução de problemas cardíacos, obesidade, entre outros.

No entanto, para que a bicicleta seja uma forma válida de transporte, é necessário que tenhamos infraestruturas adequadas para isso, seja vias adequadas, segurança ou lugares para guardar após o uso.

Alguns países se preocupam muito com essa prática e fornecem todos os requisitos para que os cidadãos possam usar desse modo de transporte.  Com o incentivo do governo e infraestruturas próprias, a bicicleta tem superado o uso de automóveis em vários países desenvolvidos. O maior exemplo é a Holanda, onde quase metade da população utiliza a bicicleta como meio principal de transporte. Com a saturação das vias por automóveis, a tendência é que cada vez mais países comecem a abandona-los em função da bicicleta.

No dia 16 de setembro, em Utrecht, Holanda, foi inaugurado o maior estacionamento de bicicletas do mundo. A construção faz parte de uma grande remodelação da estação ferroviária Stationsplein, um projeto de do escritório de arquitetura Ector Hoogstad Architecten. O complexo conta também com estações de serviços de bicicletas, oferecendo áreas para manutenção e venda de peças e acessórios.

Pesquisas mostram que, em cinco anos, viagens de até 7,5 km feitas de bicicleta cresceram 3% o que, para líderes de movimentos pró ciclistas, prova que as vagas criadas pelo governo de Utrecht não serão suficientes para atender a demanda.

O Japão é o terceiro país com o maior número de bicicletas do mundo, perdendo somente para a Holanda e Dinamarca.

Para incentivar o hábito, em Tóquio tem até algumas empresas que pagam um subsídio mensal para os funcionários que se deslocam para trabalhar de bicicleta, ao invés de usar o metrô. Bom para o bolso e também para o meio ambiente.

Enfim, você utiliza a bicicleta como meio de transporte no Brasil? Ou já andou de bicicleta no Japão, Holanda ou outro país?

thumb-emily-finch-de-portland-camino-a-la-escuela-en-una-bicicleta-holande1

 

FONTE:

http://www.archdaily.com.br

http://inspirar.com.br

http://www.japaoemfoco.com