MuCEM, o museu de Marseille | leonetti & piemonte

MuCEM, o museu de Marseille

MuCEM, o museu de Marseille

Hoje vamos falar um pouco sobre o Museu MuCEM, (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo), localizado em Marseille, na França. O museu trata de assuntos diversos sobre as civilizações europeias, como história, arte e arqueologia. Sua localização próxima ao Mar Mediterrâneo acaba sendo até poética, por ser o berço e grande responsável do crescimento das civilizações da Europa.

O Museu engloba o Fort Saint Jean, e o edifício J4, do arquiteto Rudy Ricciotti, dois exemplos históricos da civilização europeia, unidos por uma passarela de mais de 135 metros de extensão.

A arquiteta Pierina Piemonte esteve no museu e se encantou com o projeto, que, além de apresentar um conteúdo histórico milenar, está configurado dentro de uma arquitetura espetacular e impactante.

a9bd50a0-a77e-4ffa-acdf-8e640d63f026

Por meio de uma segunda pele em formato de mosaico, o museu cria um jogo de luzes e sombras que dão à edificação cores e percepções diferentes ao longo do dia e das estações do ano.

Esta arquitetura foi objeto do Prêmio do Museu 2015, entregue pelo Conselho da Europa, devido ao seu conceito pioneiro, inédito, e seu aproveitamento de uma localização incrível.

 

Referencias: Destino Provence; Conexão Paris e KLM