Sustentabilidade no ambiente corporativo   | leonetti & piemonte

Sustentabilidade no ambiente corporativo  

Sustentabilidade no ambiente corporativo   

Para terminar o ano, não poderíamos deixar de falar no assunto que ultimamente anda muito em alta e com toda razão: Sustentabilidade.

O mundo atual possui uma visão unânime sobre o que se diz respeito ao meio ambiente: Preservação e por essa razão essa semana falamos em nosso Instagram sobre a importância da Sustentabilidade Corporativa.

Hoje, uma empresa que não pensar na sustentabilidade deixará de ser competitiva, principalmente, porque os consumidores já estão antenados na importância de escolher as empresas que buscam as melhores práticas com os seus funcionários, comunidades, que preservam o meio ambiente e que adotam medidas cabíveis ao assunto.

Desse modo, apresentamos possibilidades e maneiras para adotarmos a sustentabilidade dentro do ambiente corporativo para que reflitam beneficamente no nosso ambiente de trabalho e, consequentemente, no planeta. Veja então cinco dicas poderosas e extraordinárias para você começar a colocar em prática e contribuir dentro de sua empresa com o ecossistema:

 

Vegetação Corporativa

sust2

Que o uso de vegetação em ambientes corporativos deixa os espaços mais bonitos, não há dúvida. Contudo, as plantas têm funções que vão muito além do aspecto decorativo. Elas promovem uma aproximação do homem com a natureza e, dependendo da espécie, ajudam a limpar o ar do ambiente. Mas para isso é muito importante ter um bom projeto para cada ambiente e cada tipo de planta a ser usada.

 

 Minimização de Descartáveis

sust3

Tanto para a produção quanto para o transporte dos copos descartáveis, é gerado CO2 (dióxido de carbono). Além disso, eles continuam poluindo por muito tempo depois de descartados. Um copo descartável de plástico pode demorar mais de 100 anos para se decompor, de acordo com estimativas. É preciso lembrar ainda que o plástico é feito a partir do petróleo, um recurso não renovável cuja extração é muito impactante.

 

Coleta Seletiva

sust4

Reciclar, reaproveitar e reduzir são palavras-chave para quem quer viver em um ambiente sustentável. Adotar pequenas atitudes na sua rotina e preparar a empresa para separar corretamente o lixo é uma das maneiras para ajudar na preservação do meio ambiente.

 

Aproveitamento de Recursos Naturais

sust5

É possível perceber que boas ideias para o reaproveitamento de recursos naturais estão espalhadas em Empresas por todo o país. Manejo florestal, certificação de madeira, coleta e reciclagem são algumas delas. Há empresas inclusive preocupadas com sua pegada ecológica, investindo em tecnologias que propõe mudanças no processo de produção e reaproveitamento de materiais.

 

Tecnologias Econômicas

sust6

Determinadas tecnologias são capazes de realmente transformar as nossas vidas, impactando milhões de pessoas e modificando o modo como nos relacionamos em sociedade com o meio-ambiente. Todos os anos novas tecnologias são apresentadas ao mercado e às nossas vidas. Muitas parecem ousadas demais, um tanto estranhas e verdadeiramente inovadoras. Então, se formos fazer uma analogia superficial, pode-se dizer que a “nova corrida do desenvolvimento tecnológico” tem como principal objetivo a ser alcançado o futuro autossustentável para uma vida de mais qualidade e menos desperdícios.