Ambientes Humanizados na área da Saúde | leonetti & piemonte

Ambientes Humanizados na área da Saúde

Ambientes Humanizados na área da Saúde

Quando procuramos serviços na área da saúde estamos buscando aconselhamento, soluções e orientação.

Mas certamente estamos buscando tudo isso esperando atenção, compreensão e empatia. O mercado da saúde está atento a estas expectativas dos pacientes e os ambientes estão em sintonia com estes desejos.

Esta tendência se chama HUMANIZAÇÃO NOS AMBIENTES e a verdade é que ela tem permeado todas as áreas da arquitetura. Mas o que é isso?

RECEPÇÃO CENTRO DE ENDOMETRIOSE

RECEPÇÃO CENTRO DE ENDOMETRIOSE

 

ÁREA DE CONVIVÊNCIA CLÍNICA LICA CINELLI

ÁREA DE CONVIVÊNCIA CLÍNICA LICA CINELLI

 

RECEPÇÃO CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR

RECEPÇÃO CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR

 

Ambientes aconchegantes, que transmitam acolhimento. A experiência de ir ao médico sempre vem acompanhada de uma fragilidade e o ambiente é o primeiro ponto de contato do paciente com a equipe médica. Sendo assim acreditamos que trabalhar os projetos com o foco neste acolhimento são a chave para ter um ambiente acolhedor, bonito e funcional.

Segundo a Dra Rosa Maria Neme, do Centro Endometriose, após a mudança os pacientes comentaram “ A clínica ficou aconchegante, sofisticada, super elegante. Parece a sala de estar de uma casa chique! “

Quando falamos de clínicas de estética, o conceito de aconchego é tão ou até mais importante. O momento de visitar uma clínica para receber uma massagem ou um tratamento estético está muito ligado ao prazer, a um momento pessoal. O ambiente influencia muito nesta experiência.

“A filosofia que queria para a LICA CINELLI era bem diferente das outras clínicas médicas/estéticas. Queria algo gostoso, aconchegante onde os pacientes se sentissem abraçados e cuidados de verdade, mas sem perder a credibilidade.

E com certeza a expertise e sensibilidade da equipe da LPA fizeram e fazem toda a diferença sempre que um paciente entra na clínica e se sente especial.”, são as palavras da Lica Cinelli, proprietária da clínica com seu nome.

 

A paleta cromática deve equilibrar o uso de cores quentes e frias, com uma leve predominância nos tons quentes para trazer o acolhimento desejado. As cores expressam muito da identidade do espaço, então é interessante escolher uma paleta que esteja em sintonia com a identidade corporativa da clínica ou com o conceito que o espaço deve transmitir.

Outro ponto fundamental nos projetos é o cuidado com a iluminação, que deve ser ao mesmo tempo altamente eficiente para desenvolver as funções profissionais como também acolhedora e quente.

O espaço estimula os quatro sentidos, então é sempre interessante pensar em som ambiente nas áreas comuns e de espera. Todos os recursos para estimular a sensação de aconchego são importantes e válidos.

CONSULTÓRIO CENTRO DE ENDOMETRIOSE

CONSULTÓRIO CENTRO DE ENDOMETRIOSE

 

SALA DE ATENDIMENTO CLÍNICA LICA CINELLI

SALA DE ATENDIMENTO CLÍNICA LICA CINELLI

 

CIRCULAÇÃO CENTRO DE ENDOMETRIOSE

CIRCULAÇÃO CENTRO DE ENDOMETRIOSE

 

O mobiliário deve ser escolhido com muita atenção, pois deve ser muito ergonômico para acomodar pessoas de diversos perfis e idades. Também devemos prever, que em alguns casos os pacientes que frequentam estes ambientes podem apresentar dificuldade de mobilidade.

Esta é uma área da arquitetura apaixonante, que apresenta muitos desafios e oportunidades para os profissionais.