A importância de espaços colaborativos | leonetti & piemonte

A importância de espaços colaborativos

A importância de espaços colaborativos

O trabalho colaborativo é definitivamente a grande tendência na área de projetos corporativos: coworking, áreas para reuniões informais, áreas de descompressão, etc…

No entanto criar um bom ambiente colaborativo de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente porque na maioria das vezes envolve mudanças na cultura da empresa.

Além disso, um ambiente colaborativo também pode provocar dificuldades que precisam ser contornadas como o impacto na acústica do ambiente.

Quiet Room ProjetoM

Mas diversas empresas de sucesso afirmam que o esforço vale a pena devido ao impacto positivo que a mudança causa na experiência de seus colaboradores e relações, o que ajuda a promover a geração de novas ideias e, principalmente, inovação. Entramos em uma era onde espaços colaborativos de trabalho são uma das mais promissoras vantagens competitivas de mercado.

O avanço da tecnologia é a mola propulsora desta tendência, pois é a tecnologia que nos deu mobilidade e consequentemente liberdade de escolher aonde queremos trabalhar e com quem.

Os profissionais de hoje buscam ambientes de trabalho onde haja interação para a construção de projetos em conjunto.

ÁREA DE REUNIÃO INFORMAL – AGÊNCIA NETZA

ÁREA DE REUNIÃO INFORMAL – AGÊNCIA NETZA

 

A questão acústica, a organização do espaço, a direção das telas de computadores e até a localização e armazenamento de arquivos devem receber atenção especial para compor um ambiente funcional.

Está comprovado que atualmente o design dos ambientes das empresas possui uma influência muito grande no desenvolvimento do trabalho diário e no recrutamento e retenção de talentos.