Entrevista Alan Pescuma – TW Consulting | leonetti & piemonte

Entrevista Alan Pescuma – TW Consulting

Entrevista Alan Pescuma – TW Consulting

De modo a trazer conteúdos atualizados e variados, fizemos esta semana uma entrevista com Alan Pescuma, representante da empresa TW Consulting e nosso parceiro de projetos de tecnologia e automação.

A TW Consulting é uma empresa especializada em consultoria no mercado de tecnologia residencial, comercial e corporativa, oferecendo soluções completas e personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Presente a 20 anos no mercado, a empresa oferece soluções de automação e integração, seja de áudio, vídeo, iluminação, ar condicionado, persianas, entre outros.

Buscamos entender qual a importância da automação aplicada à projetos corporativos na modernização de um escritório, bem como quais as soluções comuns no mercado e quais seus benefícios.

Leia abaixo a nossa entrevista na íntegra!

Alan 17b

Alan Pescuma 11- 95072-8981

 

 

LPA: O que é a automação em um projeto corporativo?

AP: Automação é uma integração de diversas soluções em uma única plataforma de gerenciamento. Nesta plataforma poderemos gerar comandos únicos que vão enviar informações a vários equipamentos.

Os ambientes corporativos estão cada dia mais sofisticados e exigindo cada vez mais tecnologia embarcada, e contar com uma automação facilita o manuseio de todas estas tecnologias.
Vamos pensar de forma prática, exemplificando com uma corporação de médio porte.
No dia a dia, clientes, fornecedores e parceiros visitam a sede para tratar de assuntos diversos.

Na recepção existe um videowall que transmite um vídeo institucional, mostrando sua linha de produtos e serviços. Na sala de reuniões, que acomoda até 10 pessoas, existe um sistema de videoconferência, dois monitores e sistema de som ambiente para apresentações diversas, contando com cabeamento HDMI disponível no centro da mesa.

Estas são soluções bastante comuns no mercado.

Agora, a mesma empresa, porém com sistema de automação.

O cliente chega na recepção, e o videowall dá as boas vindas a ele, mostrando no vídeo institucional os últimos trabalhos da companhia que foram realizados para esta pessoa ou empresa a que ela representa.

alan3

Na porta da sala de reuniões, o vendedor faz o check in em um painel onde marca toda a agenda da sala, compatibilizando automaticamente com o software de gestão de agendas da companhia. Quando ele entra na sala de reuniões, o sistema reconhece a presença no ambiente e automaticamente aciona a iluminação, fecha as persianas, liga o ar condicionado e liga o sistema com uma apresentação específica selecionada anteriormente pelo vendedor que o irá atender.

alan5

No momento da apresentação, nada de teclados de computador ou notebooks sobre a mesa. O vendedor está com todas as informações em seu smartphone e conecta-se sem fios ao monitor, mandando assim suas informações e tratativas comerciais referentes ao processo em negociação.

Ao terminar a reunião, assim que os participantes deixam a sala, todo o sistema é desligado, assim como ar condicionado, luzes e etc, economizando assim energia elétrica e aumentando a vida útil dos equipamentos.

Uma novidade interessante é a da possibilidade de realizar comandos de voz para gerenciar a automação. Por exemplo, acender luzes, ligar equipamentos, fazer uma ligação, mudar uma conexão, etc.

 

Vários sistemas podem ser integrados a automação, tais como: áudio e videoconferência, sonorização de ambientes, telões, TVs, monitores, videowall, painéis interativos, compartilhadores sem fios, iluminação, sistemas de segurança CFTV, centros de controle operacional, salas de imersão 3D, ar condicionado, cortinas e persianas motorizadas, sistema de controle de agenda de salas de reuniões, entre outros.
alan1

LPA: Quais são as vantagens de adotar a automação nos projetos?

AP: No nosso entendimento, a principal vantagem é a agilidade que um sistema bem equalizado de automação pode prover. Há um estudo internacional que comprova que cada reunião demora, em média, 23 minutos para ser inicializada, por razões diversas, mas, principalmente, por conta de falhas em conexões, adaptações de computadores e etc. A automação reduz consideravelmente este tipo de problema.

Depois, podemos citar o aumento do valor agregado percebido com a sua marca, ou seja, o quanto os visitantes de sua empresa vão vincular a sua marca com a modernidade que apresenta em sua sede. Inclusive seus colaboradores. Certamente numa empresa como o Google, os colaboradores comentam e geram reconhecimento positivo com sua rede de contatos por conta da modernidade que sua sede apresenta.

Por fim, mas não menos importante, a economia a médio e longo prazos. Sistemas de automação aumentam a vida útil de equipamentos, reduzem consumos de energia elétrica, por conta de utilizarem os dispositivos apenas nos momentos em que são efetivamente necessários e por desligar o que não se faz necessário.
LPA: Em que momento o cliente deve decidir ou não pelo uso deste sistema?

AP: Sempre sugerimos que toda parte de tecnologia seja prevista em fase de projeto e construção dos ambientes. Porém a automação pode ser adaptada até mesmo após tudo instalado. Como dito anteriormente, a automação é uma integração de soluções.

Lembre-se do valor agregado que a automação gera. Talvez apenas este fator já seja razão suficiente para o investimento.

Normalmente fazemos uma entrevista prévia com os responsáveis pelo projeto ou pela empresa que tem a demanda para entender a fundo as suas necessidades e desejos, e a partir daí oferecemos as soluções ideais, tanto em termos de soluções diversas quanto automação.
LPA: Existem vários sistemas? Quais são? E quais são as diferenças entre eles?

AP: Existem várias marcas. Em termos de sistemas, funcionalmente todas são semelhantes, porém algumas linhas são mais completas, com mais possibilidades de integração. A mais recomendada é a linha da marca Crestron, sem dúvida a mais completa e confiável para ambientes corporativos.

Crestron é líder mundial nestas soluções.