O Desenvolvimento de um Projeto Arquitetônico | leonetti & piemonte

O Desenvolvimento de um Projeto Arquitetônico

O Desenvolvimento de um Projeto Arquitetônico

Todo tipo de criação tem como elemento fundamental o seu desenvolvimento e amadurecimento, e o projeto arquitetônico não é nenhuma exceção. Desde uma ideia inicial até a conclusão de uma obra, diversas modificações, melhorias e adequações são realizadas, por diversos motivos.

Desta forma, o desenvolvimento detalhado e faseado de um projeto é primordial para a construção de um partido arquitetônico, bem como garantir uma boa comunicação com o cliente e os demais envolvidos.

Um projeto arquitetônico é, em geral, dividido em três grandes etapas, sendo elas:

ESTUDO PRELIMINAR

O Estudo Preliminar consiste dos primeiros esboços e ideias para um projeto arquitetônico. Ele em geral contempla a organização geral e setorização do espaço, localizando paredes, divisórias, estações de trabalho, e indicando de forma geral onde cada ambiente está dentro do edifício ou escritório em análise.

Também são indicados nesta etapa os elementos a serem demolidos, e em alguns casos, uma linha geral de padrão de cores e acabamentos.

 

ANTEPROJETO

O Anteprojeto é o desenvolvimento do projeto a partir da aprovação do estudo preliminar, apresentando dimensões mais precisas e definindo acabamentos e materiais específicos.

Nesta etapa, realiza-se a compatibilização do estudo preliminar com o levantamento, bem como a definição de móveis,

Esta etapa permite a elaboração dos projetos complementares, bem como o início de orçamentos preliminares para a escolha de uma construtora que será responsável pela obra.

PROJETO EXECUTIVO

O projeto executivo é a ultima etapa de projeto antes do início da obra. É nesta etapa que são realizados os desenhos que servirão de base para a construção e serão utilizados na obra.

Aqui são definidos todos os detalhes e validadas todas as especificações, bem como são compatibilizados todos os projetos de acordo com conflitos e interferências.

 

Mesmo passando por alterações e compatibilizações, um bom projeto de arquitetura mantém o partido desde o Estudo Preliminar. Isto não significa manter todos os elementos e especificações, mas permanecer na mesma linha de raciocínio e organização geral.

 

Para exemplificar como um projeto sofre mutações e se aprimora a cada etapa, confira a evolução de um de nossos projetos por meio de imagens 3d.